Casamento comunitário é oportunidade para casais
Iniciativa do Tribunal de Justiça de Minas Gerais oferece casamento sem custo para casais de baixa renda que desejam regulamentar sua união
Estão abertas até 30 de abril as inscrições para o 1° Casamento Comunitário de Bom Despacho, que será realizado dia 13/6. O projeto, iniciativa do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, tem como objetivo beneficiar casais de baixa renda que vivam em união estável e queiram se casar, mas não tenham condições de arcar com custas cartorárias, que ficam hoje em quase 700 reais. “O casamento comunitário reúne vários casais na mesma cerimônia e não tem nenhum custo”, explicou ao iBOM a assistente social Renata Lago, uma das responsáveis pelo projeto na comarca de Bom Despacho.

Podem se inscrever casais maiores de idade que estão juntos há pelo menos 1 ano e também casais com idade entre 16 e 18 anos em que a mulher esteja grávida ou já tenha filho.
“Esta iniciativa do Tribunal de Justiça visa regulamentar questões patrimoniais, previdenciárias e de sucessão na vida dos casais, evitando conflitos e processos judiciais futuros”, disse ao iBOM a servidora Thalita Cruz de Almeida Elias, 24 anos, coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) da comarca de Bom Despacho.
Thalita contou ao Jornal que o CEJUSC vai buscar apoio de empresas e instituições para realizar o casamento comunitário. “Nossa intenção é fazer uma solenidade para a troca de alianças, entrega das certidões de casamento e celebração de um momento especial para os casais”. O local da cerimônia dependerá do número de inscritos. Cada casal terá direito a levar duas testemunhas e dois convidados para a solenidade. Siga o perfil @jornaldenegocios no Instagram para mais conteúdos.
As inscrições para o casamento comunitário são feitas em dois locais: na Defensoria Pública (Rua Faustino Teixeira, 91, no antigo Fórum), de segunda a sexta das 13 às 17 horas, e no novo Fórum (Av. Dr. Marco Túlio, 240 – Gran Park), de segunda a sexta das 12 às 18 horas.
Para se inscrever é necessário levar Identidade, comprovante de residência, comprovante de CadÚnico (se for inscrito) e comprovante de renda do casal. Mais informações no whatsapp 98417.1538. (Reportagem iBOM).